Plain Old Documentation, ou simplesmente POD, é um formato de documentação simples utilizado principalmente entre os usuários da linguagem de programação Perl. A maior parte da documentação do mundo Perl é feita utilizando POD.
Embora POD tenha sido projetado de forma que um arquivo POD pudesse ser lido sem a necessidade de se utilizar uma ferramenta de formatação, na maioria das vezes o arquivo POD é traduzido para algum outro formato, como HTML ou TeX, por exemplo.
LuaPOD é uma ferramenta que permite traduzir um arquivo no formato POD para o formato HTML, utilizando a linguagem Lua e a biblioteca LPeg.
LuaPOD baseia-se na especificação POD disponível em http://search.cpan.org/~nwclark/perl-5.8.8/pod/perlpodspec.pod, contudo, possui algumas diferenças:
Para LuaPOD, um arquivo POD deve estar delimitado pelos marcadores =pod
e =cut
,
sendo que este último é opcional e pode ser omitido.
Diferentemente da especificação de POD, LuaPOD espera que você explicitamente termine cada região
=over
com um comando =back
correspondente.
O comando =enconding
não foi implementado.
Códigos de escape são tratados como uma referência a uma entidade HTML, dessa forma,
<foo>
é traduzido para &foo;
.
Exitem três tipos de parágrafos num texto POD: parágrafos ordinários, parágrafos verbatim e parágrafos de comando. Em um arquivo POD, a maior parte do texto resume-se a parágrafos ordinários, os quais representam um bloco de texto sem qualquer marcação e com uma linha em branco antes e depois. Neste tipo de parágrafo é possível utilizar códigos de formatação, que serão abordados mais adiante.
Um parágrafo verbatim geralmente é utilizado para apresentar um bloco de código e não aceita códigos de formatação. Um parágrafo verbatim deve ter como seu primeiro caractere um espaço ou um tab.
Os parágrafos de comando iniciam com um =, seguido por um identificador. Abaixo segue uma lista dos comandos atualmente reconhecidos por LuaPOD:
=head1
.
=item
.
=begin
.
=begin
, mas válido apenas para um paragráfo.
Em parágrafos ordinários e em alguns parágrafos de comando, vários códigos de formatação podem ser utilizados:
L<nome>: representa um link para uma página, depende do endereço base que foi fornecido na configuração de LuaPOD. Se o endereço base fornecido fosse http://www.lua.org/, o link produzido seria http://www.lua.org/nome.
L<nome/"sec">: representa um link para uma seção de uma página, também depende do enderço base de LuaPOD.
L</"sec">: representa um link para uma seção da página atual.
É possível também escolher o texto que será usado para mostrar o link. Coloque o texto antes do nome da página, separando-os com uma barra vertical, como em L<Texto|nome/"sec">.
É possível ainda criar links para páginas web de maneira absoluta: L<http://www.lua.org>. Neste caso, somente o endereço da página web deve ser fornecido, não existindo, portanto, os demais campos.
Abaixo, encontra-se um exemplo de um arquivo POD. Para obter mais informações sobre POD, siga este link.
=pod =head1 Nome Um paragrafo! B<Lembre-se> dos codigos de formatacao =over =item * Este eh um item =item * Outro item =back Um paragrafo verbatim que continua aqui =cut
LuaPOD utiliza LPeg, uma nova biblioteca de Lua para o casamento de padrões que é baseada em Gramáticas de Parsing de Expressões - Parsing Expression Grammas (PEGs).
Dado um arquivo POD, o seu parsing será feito em duas etapas. LuaPOD possui uma gramática PEG que descreve a estrutura geral de um arquivo POD, mas que não se preocupa em tratar os códios de formatação.
De maneira geral, cada produção da gramática PEG possui uma função
associada, a qual realizará alguma ação e chamará uma função
reponsável por gerar a saída do arquivo POD. Antes de gerar a saída, caso as
regras de formatação sejam válidas na região de texto atual, é
feita uma chamada à função parsing
que resolverá os
códigos de formatação apropriadamente.
As funções responsáveis pelo tratamento de códigos de
formatação são descritas na tabela tags
e podem ser
modificadas facilmente.
Como códigos de formatação podem ser aninhados, a função
parsing
tenta, a cada vez, achar um conjunto de caracteres indicando o começo
ou o fim de um código de formatação. Caso seja o início de um código
de formatação, ele será guardado na tabela formatTable
, caso
seja o fim de um código de formatação, verifica-se se ele está
de acordo com o código de formatação que foi aberto por último.
No final da função, os códigos que não foram casados
são então fechados.
Para usar LuaPOD em seu programa Lua a primeira coisa a fazer é require ("pod")
. Feito isso,
você pode usar as funções parser
e parserToBuffer
, as quais são
descritas a seguir:
parser (input, url, embedded, output): realiza o parsing do arquivo de entrada input, tomando url como o
endereço base para a resolução de links, e imprime a saída para o arquivo output.
Caso output seja nil
, a saída será gerada para um arquivo .html com o mesmo
nome de input. O parâmetro embedded deve possui um valor booleano indicando se o HTML gerado por LuaPOD
será embutido em outro arquivo. Se for este o caso, não serão gerados alguns marcadores, como
<head> e <body>.
Exemplo: pod.parser ("file.pod", "http://www.lua.org/", false, "file.html")
parserToBuffer (text, url, embedded): faz o parsing do texto text, usando url como o endereço base para a resolução de links, e retorna o resultado do parsing. O parâmetro embedded deve possui um valor booleano indicando se o HTML gerado por LuaPOD será embutido em outro arquivo. Se for este o caso, não serão gerados alguns marcadores, como <head> e <body>.
Exemplo: local html = pod.parserToBuffer ("=pod\n=cut", "http://www.lua.org/", true)
Em caso de um erro na estrutura do arquivo, isto é, ela não está de acordo com a gramática descrita em LuaPOD, o arquivo de saída (valor retornado) será vazio.
Como LPeg não faz parte da distribuição padrão de Lua, é necessário que você faça o download de LPeg e instale a biblioteca de modo a poder usar LuaPOD. Siga este link para fazer o download de Lpeg.
Para fazer o download de LuaPOD, clique aqui.
Também é possível obter LuaPOD a partir do repositório do Google Code usando o seguinte
comando (é preciso ter a ferramenta svn instalada)
svn checkout http://luapod.googlecode.com/svn/trunk/ luapod
LuaPOD foi desenvolvida por Sérgio Medeiros e é um software livre. Se você deseja fazer algum comentário ou possui alguma dúvida, por favor envie uma mensagem para smedeiros arroba inf ponto puc-rio ponto br.
Copyright © 2007 Sérgio Medeiros.
Permission is hereby granted, free of charge, to any person obtaining a copy of this software and associated documentation files (the "Software"), to deal in the Software without restriction, including without limitation the rights to use, copy, modify, merge, publish, distribute, sublicense, and/or sell copies of the Software, and to permit persons to whom the Software is furnished to do so, subject to the following conditions:
The above copyright notice and this permission notice shall be included in all copies or substantial portions of the Software.
THE SOFTWARE IS PROVIDED "AS IS", WITHOUT WARRANTY OF ANY KIND, EXPRESS OR IMPLIED, INCLUDING BUT NOT LIMITED TO THE WARRANTIES OF MERCHANTABILITY, FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE AND NONINFRINGEMENT. IN NO EVENT SHALL THE AUTHORS OR COPYRIGHT HOLDERS BE LIABLE FOR ANY CLAIM, DAMAGES OR OTHER LIABILITY, WHETHER IN AN ACTION OF CONTRACT, TORT OR OTHERWISE, ARISING FROM, OUT OF OR IN CONNECTION WITH THE SOFTWARE OR THE USE OR OTHER DEALINGS IN THE SOFTWARE.